domingo, 15 de março de 2015

The Legend of Lizzie Borden - Review (sem nome em PT)

Sinopse por filmow: O filme conta a história do assassinato do pai e da madrasta de Lizzie Borden em 4 de Agosto de 1892. Eles foram brutalmente assassinados dentro de casa, em Massachusetts. Lizzie foi a principal suspeita.

Sexta 13, listas e listas de filmes, animes, locais históricos assombrados e me deparo com a história de Lizzie Borden. Terminando de ler sobre um dos crimes mais estranhos e que não foi solucionado até hoje, por mais óbvio que fosse pra mim o final, pelos artigos que li (tem um site especializado só na história de Lizzie que contêm os arquivos do processo todo transcrito que ela sofreu, está em inglês), fiquei curiosa pra ver como o filme foi retratado.
Primeiramente Elizabeth Montgomery, uma grande surpresa! Quando vi sua lista de filmes e prêmios recebidos e indicados, fiquei em choque que ela fez 'A feiticeira' uma personagem adorável para Lizzie uma sociopata com um olhar distanciado em uma história assustadora. Pois, o ser humano pode ser mais assustador que fantasmas e ela conseguiu passar isso, principalmente na cena da porta, que por acaso é esse pôster de cima <3



Como foi um filme feito para a televisão achei que os cortes iniciais ficaram estranhos, a formula de começar com o presente foi interessante, mostrando os flashbacks de acordo com os acontecimentos do presente, também a separação, entre crime, julgamento, veredito, foi muito boa! Gostaria de ter lido mais sobre a infância dela, porque parece que são mais 'fofocas' do que as pessoas achavam que aconteciam na casa, do que o que verdadeiramente acontecia, claro que as histórias de Lizzie quando ela ia a uma loja e roubava algo, por exemplo, parece ser verídica já que com o passar dos anos aconteceu de novo, mas em uma época em que as pessoas não moravam no centro da cidade e sim nos arredores (Lizzie morava em uma espécie de fazenda) sem muito contato com o resto dos moradores, histórias poderiam ser inventadas com facilidade.
Ao caso, realmente parecia que Lizzie mantinha uma certa distância de sua madrasta e sim eu acho que ela a matou e ao seu pai também. Mas ainda não saberia dizer o motivo...acho que é um caso complexo, por não termos tantas informações e ao que parece a polícia não fez muito bem seu trabalho acarretando a falta de evidências.


O filme tem uma estrutura diferente, que pode incomodar á alguns, os corte acabam por não se prender em uma ordem lógica, focando em fatos importantes como dito acima (crime, julgamento e veredito), já que no começo eles são inseridos de forma desorganizada, o que deixa as cenas caóticas, onde, quando e com quem estamos são perguntas de uma linha do tempo lógica que deve ser respondia, só que usando coerência dos fatos. Apesar disso, gostei do roteiro e dessa separação que com o passar do tempo foi se tornando eficaz no filme. A fotografia soube ser aproveitada para incomodar o telespectador, a casa escura, parecendo um labirinto e nos deixando claustrofóbicos.

P.S. Em um comentário do youtube, Elizabeth poderia ter sido uma prima distante de Lizzie - assustador.
P.S.2 A casa dos Borden virou 'Bed & Breakfast' e sim conta com um tour para quem gosta de se assustar e sim tem histórias de aparições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário