quarta-feira, 4 de março de 2015

A fotografia oculta de Vivian Maier - Review


Sinopse por filmow: Vivian foi uma mulher solitária, nunca se casou ou teve filhos. Vivian Maier poderia sido uma mulher qualquer, apenas uma babá, profissão que exerceu até os últimos dias de vida. Ela morreu aos 83 anos ao escorregar no gelo e bater a cabeça. Poderia ter sido esquecida, quase como se não tivesse existido, mas graças a um agente imobiliário que arrematou num leilão uma caixa com mais de 100 mil negativos, a memória póstuma de Vivian Maier tomou outros rumos. 

REVIEW

Fotografia sempre me deixou intrigada, não é todo o dia que encontramos um evento seja formal ou do cotidiano que se torna arte, já TODAS as fotos de Vivian Maier são olhares, brincadeiras, acontecimentos inesperados que se tornam arte, através de um simples clique. Suas fotos nos levam para o momento capturado por ela, todas as suas imagens são únicas!
Um documentário cercado de mistério, quem é Vivian Maier? De onde ela veio? Por que guardava tudo? Porque era baba? Porque nunca quis ser conhecida? Além da fotografia, essas perguntas são uma das coisas que nos atraem a Vivian, a construção da sua identidade, vinda da França, apaixonada por uma pequena loja de fotografia, onde tudo começa, até a sua chegada em NY e a descoberta de seu talento anos mais tarde....



John Maloof descobriu as fotos de Vivian por acaso, na verdade as caixas contendo todo o material, jornais, roupas, malas, pingentes, ficaram paradas por um ano em seu armário, assim que viu o que tinha em mãos Maloof começou a colocar as fotos de Vivian em blog e tentou descobrir algo sobre sua misteriosa fotográfa, apenas uma menção a Vivian, em seu obituário de 23 de abril de 2009. Vivian Maier morreu na miséria, nunca quis mostrar seu trabalho, acho que até o final da vida, ela tentava se mostrar capaz, mas apesar de ter um olhar único sempre duvidou de si mesma. Mas graças a John conseguimos ver seu trabalho em livros, galerias, na internet e ficamos cada vez mais admirados com suas fotos!





É interessante vermos os dois lados dela, um em que era babá, pois, assim teria certo tempo livre e poderia levar as crianças para passear pela cidade e sair com sua câmera sempre no pescoço, retirando de fatos cotidianos sua arte. Outra é a de sua reclusão, sua solidão e o fato relato por algumas crianças que cuidou, dos maus-tratos. Onde em um mundo de luz, muito visto em suas fotografias, a luz influenciando um rosto, uma corrida, um passeio, temos o contrário suas fotos de acidentes, de notícias de jornais mostrando mortes, abusos, assaltos, todo gênio tem seu lado negro. Nunca poderemos saber realmente o que aconteceu com Vivian que a fez gostar de fotografar o lado maldoso da sociedade...
Este documentário foi mais que surpreendente, é incrível! Conhecemos a história de uma grande mulher que tinha uma talento incrível, mas nunca quis revelá-lo ao mundo, ficamos assim com uma curiosidade tanto sobre a vida de Vivian, quanto sobre a arte de fotografar.


P.S. Visite o site oficial dela, onde você encontra muito mais fotos <3
http://www.vivianmaier.com/

Veja o trailer abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário